quem somos...
O Instituto Vitória Humana é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos ou econômicos, não partidária, constituída no ano de 2007, tendo por objetivo central a defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes.
Para melhor entendimento sobre como surgiu o Instituto Vitória Humana:
Fundado no ano de 2007, o Instituto Vitória Humana foi composto, inicialmente, por pessoas da Sociedade Civil que, residentes na cidade do Recife - PE, já contribuíam com doações e ações esporádicas ao que se conhecia, naquela época, por "Creche". Uma "casa" que acolhida, indistintamente, crianças, adolescente e adultos em um mesmo espaço físico com poucas condições de habitabilidade. Muitas vezes, mesmo com famílias identificadas e, sem motivo justo para o afastamento do convício familiar crianças, adolescentes e adultos, conviviam naquele espaço que "socorria", inclusive, as demandas judiciais pertinentes a necessidade, quando justificada, do afastamento do convívio familiar de crianças e adolescentes, amparadas pelo Poder Judiciário, diante da violação de seus direitos.
Por volta do início do segundo semestre do ano de 2007, a pessoa responsável pela "casa que acolhia", contactando pessoa do grupo que contribuía com esta mesma "casa" através de doações e ações esporádicas, na sua grande maioria, pessoas residentes na Cidade do Recife (Grupo de Voluntários), pediu: "Por favor, não deixem a casa fechar... entrego a casa nas mãos de vocês, mas não deixem fechar". Tudo isso provocado por demanda, mais que justa do Ministério Público em Vitória de Santo Antão, ainda que tardia (2007), pois se o Estatuto da Criança e do Adolescente, vigente desde 13/07/1990, ainda não alcançava o Município de Vitória de Santo Antão - PE, a necessidade e manutenção de equipamento de proteção na modalidade de acolhimento institucional, por outro lado, se fazia necessária em um município onde ainda persistia a prática do assistencialismo na proteção de crianças e adolescentes. Após algumas reuniões o grupo de voluntários decidindo assumir esta atividade, constituindo o Instituto Vitória Humana.
Dentre as atividades principais da instituição, podemos destacar:
1. Casa de Acolhimento do Instituto Vitória Humana que, representa, ainda que temporariamente, um lugar, um Lar de ressignificação da infância e adolescência, espaço que acolhe e fortalece, física e emocionalmente, pessoas em desenvolvimento e com direitos violados de forma individualizada, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem, para tanto o Instituto Vitória Humana, mantém equipe de atendimento (Educadoras/Cuidadoras), Equipe Técnica e Administrativa (Psicóloga, Assistente Social, Pedagoga, Coordenadores demais Colaboradores/as e voluntários) de forma regular e continuada, enaltecendo o preceito Estatutário / Missão Maior do Instituto Vitória Humana: "Apoiar, desenvolver e executar ações em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes";
2. Efetiva participação institucional nas Políticas Públicas diretamente relacionadas a infância, adolescência e família, estando, o Instituto Vitória Humana inscrito e de forma atuante, presente nos Conselhos Municipais de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e Conselho Municipal de Saúde, sempre articulado com os demais órgãos de promoção, fiscalização e controle;
3. Articulação com atores do SGPD - Sistema de Garantia de Proteção e Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente. Através desta atividade, o Instituto Vitória Humana mantém regular articulação e parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas como: Poder Judiciário, Ministério Público, Governos e Secretarias; Organizações Sociais, Empresas privadas e, aqui, incluímos as parcerias com voluntários e demais colaboradores que através de ações pontuais e/ou programadas são importantes colaboradores(as) na efetivação da garantia de direitos das crianças e adolescentes acolhidas pelo Instituto Vitória Humana.