Buscar

Construindo histórias, transformando vidas!



Carta da Presidente da ANGAAD - Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção novembro de 2019


Você sabia que nestes últimos anos a ANGAAD vem cooperando para a formação e o fortalecimento de muitos novos Grupos de Apoio à Adoção e cada vez mais o nosso movimento se expande? Temos trabalhado bastante no sentido de oferecer cada vez mais conteúdo, suporte, orientação e treinamento aos Grupos de Apoio à Adoção. Estruturamos nossas Assessorias Jurídica, de Serviço Social, de Psicologia, de Captação de Recursos, de Comunicação, de Relações Institucionais e nossas Coordenadorias Regionais com mais assessores que executam intencionalmente uma agenda permanente, recorrente para que possamos produzir material, executar ações e auxiliar os Grupos de Apoio à Adoção, assim como atuar em articulação com a rede nacional para a Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária. Tudo isso é feito de forma voluntária e gratuita. A ANGAAD é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, que recebe doações e contribuições espontâneas e voluntárias de grupos associados e pessoas físicas, não exigindo qualquer tipo de mensalidade aos Grupos de Apoio à Adoção associados. Tudo o que fazemos é disponibilizado a todos os Grupos de Apoio à Adoção.


A ANGAAD representa 170 Grupos de Apoio à Adoção espalhados pelo território nacional, os quais assinaram a Carta de Princípios e Valores da ANGAAD, declarando agir em consonância com os mesmos. Todos estes Grupos de Apoio são chancelados pela ANGAAD, por ela indicados, inclusive no nosso site. Não há exigência de CNPJ aos Grupos de Apoio à Adoção para atuação e integração junto à Associação. A assinatura da Carta de Princípios sob um cadastro e avaliação da Coordenadoria Regional são suficientes para que o grupo seja inserido como participante da nossa rede. Historicamente recomendamos e apoiamos sim, na medida das possibilidades de cada instituição, a constituição da personalidade jurídica do grupo, sempre com o objetivo de estarem preparados às oportunidades de parcerias disponíveis e a participação em conselhos de direitos, se assim desejarem. Todos os grupos têm direito a voz em nossas assembleias e os formalmente associados tem direito a voto.


Dentre tantas outras ações, a ANGAAD tem construído parcerias internacionais com alguns dos mais respeitados Institutos Internacionais, como o Institute Karyn Purvis for Child Development do Texas e o Institute for Human Services de Ohio, EUA. Como fruto destas parcerias, temos trazido para o Brasil treinamentos com palestrantes internacionais que têm participado de ENAPAS, Encontros Estaduais e Programas de Formação. Nestas ocasiões trazem conteúdo com embasamento científico, tecnologias sociais das mais avançadas, compartilham alguns dos mais atuais e respeitados estudos que vem sendo aplicados em dezenas de países com sucesso. A ANGAAD se orgulha de trazer estes conteúdos em primeira mão para o Brasil, beneficiando não apenas os Grupos de Apoio à Adoção, mas a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. O custeio para a vinda desses renomados profissionais é advindo, em quase a sua totalidade, dos próprios Institutos Internacionais que reconhecem a importância e a eficácia do trabalho da ANGAAD através dos Grupos de Apoio à Adoção. Os Grupos de Apoio à Adoção têm sido beneficiados e recebido estes conhecimentos de forma gratuita.


Recentemente cheguei do World Without Orphans, um fórum global que reuniu 600 delegados de 70 países em Chiang Mai, na Tailândia. Todos buscavam caminhos eficazes de cooperação para que crianças e adolescentes possam crescer em famílias que cuidam, nutrem, protegem e potencializam. Foi maravilhoso ser uma das palestrantes deste evento e compartilhar o que temos realizado enquanto rede aqui no Brasil. Fantástico também podermos aprender e nos inspirar com tantos outros e trazer princípios e propostas que aos poucos vou compartilhando com vocês. E assim prosseguimos, animados, unidos e cada vez mais fortalecidos lutando pela adoção legal, segura e para sempre. Tudo isso só é possível porque Somos Todos ANGAAD, porque cada grupo tem feito a diferença com suas ações em suas localidades. Sigamos firmes porque há muitas crianças e adolescentes esperando por nós.


Estamos sempre abertos a receber seus comentários, perguntas e sugestões através de nossos canais de contato, tel. (34) 3235 5615 ou e-mail angaad@angaad.org.br.


Abraços adotivos,

Sara Vargas


Fonte: Site da ANGAAD <https://www.angaad.org.br/portal/carta-da-presidente-novembro-de-2019/>



18 visualizações
contato

Rua Antônio Pereira de Lima, nº 129, São Vicente de Paulo / Lagoa Redonda. Vitória de Santo Antão - PE

CEP 55.606-815

encontre-nos

© 2007 Em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Instituto Vitória Humana

  • favicon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon