apadrinhamento
...... seja qual for a modalidade escolhida para apadrinhamento de uma criança ou adolescente, de fato você estará contribuindo. Fazendo a diferença na vida de uma criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade social.
Apadrinhamento Afetivo
Essa modalidade possibilita que um padrinho ou madrinha auxilie a resgatar o convívio familiar de crianças e adolescentes que não conseguem esse suporte emocional dos responsáveis. Dessa forma, a criança ou adolescente apadrinhada tem a possibilidade de se relacionar e conviver em outro ambiente. Ou seja, com passeios e outras atividades que o façam conhecer valores que favorecem e podem influenciar positivamente sua formação.
O apadrinhamento permite ainda que o padrinho ou madrinha frequente a escola da criança ou adolescente, participando efetivamente da rotina deles. É válido lembrar que esse projeto não implica em nenhum vínculo jurídico (adoção).
As pessoas que se predispõem a esse gesto nobre recebem orientações e acompanhamento de uma equipe técnica, para que consigam construir os laços afetivos de forma consciente e saudável. A seleção envolve, inclusive, uma visita técnica à residência e também o cumprimento de pré-requisitos de idade mínima de 21 anos e outros como:
-
tempo para participar de reuniões e oficinas;
-
apresentar toda a documentação requerida pelo sistema;
-
respeitar todas as regras do local onde a criança mora e convive;
Esses requisitos podem mudar de uma instituição para outra, por exemplo, algumas exigem uma idade mínima de 18 e não de 21. Em alguns locais, também pode ser exigida uma avaliação psicológica e também a permissão para visitas técnicas na sua residência.
Após se tornar um padrinho, você poderá ter um papel muito importante na vida do seu apadrinhado. Além dos passeios e das visitas, você também pode ser a pessoa a levá-lo ao médico ou ao dentista, ajudá-lo nas tarefas da escola, entre outras atividades que estejam ao seu alcance.
No caso da adoção, há um desligamento total entre a criança e os pais biológicos o que não acontece no apadrinhamento afetivo. Neste, a criança continua sob a responsabilidade dos pais e não há nenhuma alteração na documentação como uma mudança de nome.
No caso da adoção, há um desligamento total entre a criança e os pais biológicos o que não acontece no apadrinhamento afetivo. Neste, a criança continua sob a responsabilidade dos pais e não há nenhuma alteração na documentação como uma mudança de nome.
Qual a diferença entre apadrinhamento e adoção ?
Apadrinhamento Financeiro
Modalidade disponível pelo Instituto Vitória Humana, essa ajuda valiosa é uma maneira encontrada por pessoas altruístas que desejam ajudar de imediato e não possuem a disponibilidade de tempo para a modalidade anterior. Nela, o padrinho ou madrinha se dispõe a doar um valor mensal ou custear atividades para o/os acolhidos.
Esse valor vai para um fundo coletivo que é investido em transformações sustentáveis de impacto e de longo prazo, na comunidade da criança apadrinhada. Só para se ter uma ideia isso inclui uma gestão de programas, projetos e tecnologias sociais que proporcionam às crianças acesso à educação, alimentação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
Essa modalidade permite também ir além do apoio financeiro. Caso o doador deseje, ele pode trocar cartas com seu afilhado ou afilhada, telefonar e até visitar pessoalmente essa criança — uma maneira de transmitir a ela bons valores e criar um vínculo de afeto.
Assim, um tipo de apadrinhamento não exclui o outro e você pode oferecer um futuro melhor para essa criança das duas formas.
Conheça quais são os três passos para transformar a vida de uma criança em situação de pobreza com o apadrinhamento financeiro:
– Escolha: você pode selecionar pelo site o nome de uma criança ou adolescente, contendo ainda dados como idade e local.
– Efetue a doação: o Instituto Vitória Humana receberá seu donativo e aplicará em ações para transformar para melhor a vida de quem você selecionou. Prestará contas de maneira séria e transparente do valor investido.
– Acompanhe: se desejar, você pode se corresponder com a criança ou adolescente que selecionou por meio de cartas, fotos, ligações e até agendar uma visita. Criando e fortalecendo um vínculo que enriquecerá mais a ainda experiência de apadrinhamento do seu afilhado(a).
Não somente a família, como também toda a sociedade deve ajudar para oferecer às crianças uma vida com o mínimo de dignidade.
É um valor pequeno, mas que faz uma grande diferença. Clique aqui e faça uma doação !
Viu só? Quantas maneiras existem de você fazer o bem pelos outros! Caso você também queira transformar a vida de crianças e adolescentes, e auxiliá-las a terem um futuro mais digno e com oportunidades justas, o Instituto Vitória Humana está de braços abertos para te ajudar. Queremos fazer a diferença junto com você!
formas de contato
Presencial
Segunda a sexta-feira, das 10h as 16h, ou por agendamento em outros horários.
Rua Antônio Pereira de Lima, n.º 129, São Vicente de Paulo - Lagoa Redonda.
Vitória de Santo Antão - PE
Por telefone ou Zap
Segunda a sexta-feira, das 10h as 16h.
(81) 3526-3672
(81) 98157-7375 (Zap)

Preencha um Formulário
Clique aqui,
para nos enviar um formulário de intenção.